A Ressignificação da Morte Pelo Humor em Chá de Sumiço e outros Poemas Assombrados, de André Ricardo Aguiar
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2023n40a918Palavras-chave:
Literatura infantil, André Ricardo Aguiar, Chá de sumiço e outros poemas assombrados, HumorResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a presença da morte em quatro poemas da obra Chá de sumiço e outros poemas assombrados (2013), de André Ricardo Aguiar. Nesse sentido, foi realizada uma análise sobre os elementos que envolvem o medo com o uso do recurso humorístico. Para dar suporte à análise, foram utilizados textos de Freud ([1905] 1995), Todorov (1980), Travaglia (1992; 1980), Candido (1995), Hunt (2010), entre outros. Como resultados, observamos que na poesia de André Ricardo Aguiar há um processo de ressignificação que acontece por meio de um elaborado trabalho que aponta para um refinado humor.
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2006.
AGUIAR, André Ricardo. Chá de sumiço e outros poemas assombrados. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BERGSON, Henri. Ensaio sobre a significação do cômico. Tradução de Maria Adriana Camargo Cappello São Paulo: Edipro, 2018.
CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CORREIA, Maria do Rosário Ribeiro. A Morte na Literatura Infanto- Juvenil: da análise de obras literárias ao incentivo da Leitura desta problemática na “Hora do Conto” da Biblioteca Escolar. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) – Departamento de Ciências da Educação e Património, Universidade Portucalense, Porto, 2013.
EAGLETON, Terry. Humor: o papel fundamental do riso na cultura. Tradução de Alessandra Bonrruquer. Rio de janeiro: Record, 2020.
FREUD, S. (1905) Os chistes e sua relação com o inconsciente. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Vol. VII. Tradução de James Strachey. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução de Cid Knipel.
São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LOTTERMANN, Clarice. Representações da morte na literatura infantil e juvenil brasileira. In: ANAIS do SILEL, 1, 2009, Uberlândia. Uberlândia: Edufu, 2009. p. 1-10.
MARANHÃO, José Luís de Souza. O que é morte. São Paulo: Melhoramentos, 1985.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Tradução de Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
MENDES, Teresa de Lurdes Frutuoso. A morte dos avós na literatura infantil: análise de três álbuns ilustrados. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4,
p. 1113-1127, 2013.
QUESADO, Susana. O outro lado do espelho: a morte nos contos de literatura infantojuvenil. In: INVESTIGAR, inovar e desenvolver – Desafios das ciências da educação: atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2011, p. 5-5.
TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. Tradução de Elisa Angotti Kossovitch. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Homonímia, mundos textuais e humor.
Organon, Porto Alegre, v. 9, n. 23, p. 41-50, 1995.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Recursos lingüísticos e discursivos do humor: humor e classe social na televisão brasileira. In: XXXVI Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 1989, São Paulo. Estudos Lingüísticos - XVIII anais de seminários do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. Lorena: Prefeitura Municipal de Lorena / GEL-SP, 1989. v. XVIII. p. 670-677.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).