Vozes/experiências negras em poemas de Carla Lima e Cristina Carlos
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2022n37a894Palavras-chave:
Poesia negra, Poesia portuguesa, Carla Lima, Cristina CarlosResumo
O artigo apresenta apontamentos acerca de dois poemas originalmente publicados na antologia Djidiu – a herança do ouvido: doze formas mais uma de se falar da experiência negra em Portugal (2017). Assinados por Carla Lima (“Neste mundo, que é só meu”) e Cristina Carlos (“Outra educação”), os poemas são lidos como registros literários de experiências de corpos racializados como negros na sociedade portuguesa.
Referências
CARLOS, Cristina. Outra educação. In: Djidiu – a herança do ouvido: doze formas mais uma de se falar da experiência negra em Portugal. Lisboa: Vadaescrevi, 2017.
FERNANDES, C. et al. Djidiu – a herança do ouvido: doze formas mais uma de se falar da experiência negra em Portugal. Lisboa: Vadaescrevi, 2017.
GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 3. ed. São Paulo: Autêntica, 2019.
HENRIQUES, Isabel Castro. Percursos da modernidade em Angola: dinâmicas comerciais e transformações sociais no século XIX. Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical/Instituto de Cooperação Portuguesa, 1997.
HENRIQUES, Joana Gorjão. Racismo em português: o lado esquecido do colonialismo. Rio de Janeiro: Tinta da China, 2017.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LIMA, Carla. Neste mundo, que é só meu. In: Djidiu – a herança do ouvido: doze formas mais uma de se falar da experiência negra em Portugal. Lisboa: Vadaescrevi, 2017.
LORDE, Audre. Irmã outsider. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.
SAMYN, Henrique Marques. Feminilidades desviantes na lírica trovadoresca galego-portuguesa: acerca de três cantigas sobre soldadeiras. Signum, v. 20, p. 22-43, 2020a.
SAMYN, Henrique Marques. Sobre a “negrura” de Maria Negra: apontamentos sobre três cantigas satíricas de Pero Garcia Burgalês. Abriu: Estudos de Textualidade do Brasil, Galicia e Portugal, v. 9, p. 125-142, 2020b.
SARTESCHI, Rosângela. Literatura contemporânea de autoria negra em Portugal: impasses e tensões. Revista Via Atlântica, v. 1, n. 36, p. 283-304, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).