Entrevista com Dom Tomás Balduíno: das causas de Dom Tomás Balduíno e Dom Pedro Casaldáliga
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2022n36a884Palavras-chave:
Entrevista, Dom Tomás Balduíno, Dom Pedro CasaldáligaResumo
Dom Tomás Balduíno e Dom Pedro Casaldáliga foram dois bispos católicos que se aproximaram por suas escolhas e linhas de atuação, dentre as quais a defesa dos direitos humanos e a abertura da Igreja Católica Apostólica Romana aos que estavam às margens sociais, como mulheres, nativos, negros, moradores de rua, posseiros e camponeses. Não muito distante geograficamente, o primeiro, na Diocese de Goiás, e o segundo, na Prelazia de São Félix do Araguaia, eles tentaram implementar modelos litúrgicos que incluíam simbologias advindas dos grupos mencionados. Além disso, dialogaram fazendo uso de declarações nos meios de comunicação, cartas pastorais e poemas. Outros pontos comuns os ligam: a adesão à Teologia de Libertação; a compreensão de que o comunismo tem seus pontos positivos e que é útil à consciência da realidade, e o apoio a grupos de posseiros em particular. Eles fizeram parte do que foi considerado “a ala progressista” da Igreja Católica Romana e dialogaram com outros componentes deste grupo, como o italiano Giovanni Franzoni, o salvadorenho Oscar Romero e o brasileiro Evaristo Arns. Todos eles presbíteros, militantes das causas humanitárias e líderes do sistema de pensamento conhecido como Teologia da Libertação.
Referências
CASALDÁLIGA, Pedro; TIERRA, Pedro; COPLAS, Martin. Missa da Terra sem Males. Rio de Janeiro: Tempo e Presença, 1980.
CASALDÁLIGA, Pedro. El tempo y la Espera. Madrid: Sal y Terrae, 1986.
CASALDÁLIGA, Pedro. Cantigas menores. Goiânia: Editora da UCG, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).