A viagem de Maria Teresa Horta pelo Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2011n11a79Resumo
O presente texto apresenta um estudo sobre a viagem nos Poemas do Brasil (2009), de Maria Teresa Horta, ressaltando como o eu-lírico constrói pequenos retratos de mulheres e das belezas naturais quando viaja pela geografia e literatura do Brasil. Os Poemas do Brasil, compostos por essa viajante do século XXI nos lembram os primeiros cronistas do século XVI, que se encantavam com as belezas e as riquezas da terra descoberta, mas revelam a síntese das composições de Pau-brasil, do poeta modernista Oswald de Andrade. A viagem representada nos poemas começa com a saída da poetisa de Portugal e se desdobra em outras viagens que são representadas pelo trajeto feito entre São Paulo e Rio de Janeiro e as incursões pela literatura brasileira.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).