Uma carta de João Cabral a Alberto de Serpa
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2018n25a537Palavras-chave:
João Cabral de Melo Neto, Alberto de Serpa, correspondência, revista O cavalo de todas as coresResumo
Publicada em 1950, a revista O cavalo de todas as cores foi editada por João Cabral de Melo Neto e por Alberto de Serpa. Como Cabral morava na Espanha e Serpa em Portugal, a revista foi organizada por meio de cartas, que constituem um acervo crítico de interesse. Apresento e transcrevo a primeira carta que compõe a correspondência de Cabral a Serpa e na qual o poeta brasileiro expõe o seu projeto editorial ao confrade português e o convida a dele participar.
Referências
CANDIDO, Antonio. Notas de crítica literária - poesia ao norte. Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas de Vinícius Dantas. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34, 2002, p. 135-142
CARVALHO, Ricardo Souza de. A Espanha de João Cabral e Murilo Mendes. São Paulo: Ed.34, 2011.
______. O cavalo de todas as cores: uma revista editada por João Cabral de Melo Neto. Revista USP, São Paulo, n. 73, mar./maio 2007, p. 112-116.
IVO, Lêdo. E agora adeus: correspondência para Lêdo Ivo. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2007. p. 21-86.
MELO NETO, João Cabral de. Cartas de João Cabral de Melo Neto para Clarice Lispector. Apresentação por Carlos Mendes de Sousa. Colóquio/Letras, Paisagem Tipográfica: homenagem a João Cabral de Melo Neto, Lisboa, n. 157/158, jul./dez. 2000, p. 283-300.
______; SERPA, Alberto (dir.). O cavalo de todas as cores. Revista trimestral. Barcelona, 1950. [impressa por João Cabral de Melo Neto]
SÜSSEKIND, Flora (Organização, apresentação e notas). Correspondência de Cabral com Bandeira e Drummond. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2001.
VASCONCELOS, Selma. João Cabral de Melo Neto: retrato falado do poeta. Recife: Ed. do autor, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).