Os Cautos Causos de Glauco Mattoso
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2017n22a444Palavras-chave:
Gênero baixo, soneto, miséria, galhofa, causo.Resumo
O artigo trata da forma cômico-satírica do livro Raymundo Curupyra, o Caypora, de Glauco Mattoso. Lembra que seus 200 sonetos de gênero baixo, verso decassílabo e rimas toantes abba/abba/cdc/dcd compõem, na sequência em que são ordenados, conjuntos narrativos. Jocosamente intitulados de “cautos causos”, eles formam um romance ironicamente lírico e sua matéria são as temporalidades das ações de Raymundo Curupyra. As inadequações cômicas de seus atos são narradas por Craque, “perfeito/ malandro brasileiro da selecta/ralé miscigenada” (Soneto 107), que salta, aidético e trágico, do edifício Martinelli, derrotado por si mesmo e por São Paulo. O artigo propõe que o princípio – e o limite – dos atos da fala lírica de Craque é a miséria que fornica com a luxúria. Ou seja: o artigo propõe que o livro efetua a galhofa cansada ou a melancolia burlesca próprias de um retrato sério-cômico de São Paulo e da sociedade brasileira contemporânea.
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