Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso Ávila
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2015n19a331Resumo
Neste artigo, analisamos os modos de representação da arte barroca de Minas nos livros de poesia Contemplação de Ouro Preto, de Murilo Mendes, e Código de Minas, Cantaria barroca e Barrocolagens, de Affonso Ávila. Nessas obras, os autores constroem uma expressiva reflexão crítica e exaltada dos monumentos artísticos das cidades históricas de Minas e, ao mesmo tempo, apresentam uma reflexão sobre a “mentalidade” dos homens do período setecentista mineiro, suas manifestações culturais, religiosas e artísticas. Os poetas explicitam, também, na confecção de seu discurso poético, a estrita ligação existente entre a tradição cultural e a arte moderna, promovida por meio de um diálogo entre o velho e o novo, entre o traço individual e o universal, o existencial e o literário. Num primeiro momento, lemos os textos críticos e teóricos sobre o barroco, bem como as características da produção poética de Murilo Mendes e de Affonso Ávila. Em seguida, analisamos poemas dos livros anteriormente referidos, na tentativa de revelar a arte barroca de Minas como principal ponto de referência conceitual e estilístico da poesia desses poetas.
Palavras-chave: Poesia. Murilo Mendes. Affonso Ávila. Barroco. Minas Gerais.
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