Fios da trama poética de Adriano Espínola
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2015n19a327Resumo
Este ensaio pretende, na primeira parte, proceder a uma apresentação crítica da obra em progresso do poeta Adriano Espínola, inclusive levando em consideração a discussão atual sobre os caminhos da poesia brasileira contemporânea. O ensaio completa-se com uma segunda parte analítica de duas formas tradicionais caras ao poeta: o soneto e o haicai.
Palavras-chave: Poesia brasileira contemporânea. Crítica. Adriano Espínola. Soneto. Haicai.
Referências
ALMEIDA, G. de. Os melhores poemas. Seleção de Carlos Vogt. São Paulo: Global, 1993.
ANDRADE, C. D. de. Nova reunião: 23 livros de poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
CORONA, R. (Org.). Outras praias/Other shores: 13 poetas brasileiros emergentes/13 emerging Brazilian poets. Ed. bilíngue. São Paulo: Iluminuras, 1998.
ESPÍNOLA, A. Escritos ao sol: antologia. Rio de Janeiro: Record, 2015.
______. Malindrânia (Relatos). Rio de Janeiro: Topbooks, 2009.
______. Praia provisória. Rio de Janeiro: Topbooks, 2006.
______. O lote clandestino. 2.ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2002.
______. Beira-sol. 5.ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.
______. Fala, favela. Voilà favela. Tradução de Silvia Rouquier. 2. ed. bilíngue. Rio de Janeiro: Topbooks, 1998.
______. Em trânsito (Táxi/Metrô). 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.
______. O lote clandestino. Fortaleza: Água, 1982.
FARIA, Á. A. de; MOISÉS, C. F. (Orgs.). Antologia poética da Geração 60. São Paulo: Nankin, 2000.
FERNANDES, R. de. (Org.). Contos cruéis: as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Geração, 2006.
FRANCHETTI, P. et al. (Org.). Haikai: antologia e história. 3. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1996.
GOGA, H. M. O haicai no Brasil. São Paulo: Oriento, 1988.
GONÇALVES, M. T.; AQUINO; Z. T. de; BELLODI, Z. C. (Orgs.). Antologia comentada de literatura brasileira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
GRÜNEWALD, J. L. (Sel. e org.). Pedras de toque da poesia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
______. (Sel. e org.). Grandes sonetos da nossa língua. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
GUTTILLA, R. W. (Org.). Boa companhia Haicai. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
HOLLANDA, H. B. de. (Org.). Esses poetas: uma antologia dos anos 90. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1998.
LIMA, R. V. de. (Sel. e prefácio). Roteiro da poesia brasileira: anos 80. São Paulo: Global, 2010.
LIMA, V. de C. O mundo maravilhoso do soneto. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1987.
LYRA, P. (Org.). Sincretismo: a poesia da Geração 60 – introdução e antologia. Assessoria Verônica de Aragão. Fortaleza: Fundação Cultural; Rio de Janeiro: Fundação RioArte/Topbooks, 1995.
MARTINS, W. O ano literário 2000-2001. Rio de Janeiro: Topbooks; Curitiba: Imprensa Oficial do Estado do Paraná, 2005.
______. Pontos de vista (crítica literária). São Paulo: T. A. Queiroz, 2002 (vol. 14 – 1995/1996/1997).
______. Pontos de vista (crítica literária). São Paulo: T. A. Queiroz, 1995 (vol. 11 – 1982/1983/1984/1985).
MIGUEL, A. (Org.). Traçados diversos: uma antologia de poesia contemporânea. São Paulo: Scipione, 2009.
MOISÉS, M. Dicionário de termos literários. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
NUNES, B. A recente poesia brasileira: expressão e forma. In:______. A clave do poético. Organização de Victor Sales Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 158-173.
______. A recente poesia brasileira: expressão e forma. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, n.31, p. 171-183, outubro de 1991.
PAZ, O. A outra voz. Tradução de Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 2001.
PINTO, M. da C. (Org.). Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006.
PROENÇA FILHO, D. (Org.). Concerto a quatro vozes: Adriano Espínola. Antonio Cicero. Marco Lucchesi. Salgado Maranhão. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SAVARY, O. (Org.). Antologia da nova poesia brasileira. Rio de Janeiro: Hipocampo/Fundação RioArte, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).