Cartas de poetas e poetisas brasileiros (seleta bibliográfica)
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2005n46a1200Palavras-chave:
seleção bibliográfica, cartas de poetas e poetisas brasileirosResumo
Trata-se de levantamento bibliográfico, com apresentação do autor. Contribuição ao Dossiê Poetas Epistolares. Não requer resumo. Trecho inicial da apresentação: "Para que a crítica epistolográfica possa cumprir, com segurança e propriedade, o seu objetivo, depende do acesso à documentação preservada em arquivos públicos e privados, ou da consulta a publicações de cartas e de correspondências que sejam fundamentadas em rigorosos procedimentos filológicos e em abordagens interdisciplinares. No Brasil, a prática editorial da matéria epistolar (e, vale dizer, de outros documentos produzidos no espaço da intimidade) possui uma história bastante acidentada, refém de acasos, amadorismos, susceptibilidades pessoais e interesses comerciais. Antonio Candido, em 1944, assegurava que, em nosso campo literário, não existiam ainda “praticamente documentos pessoais. Diários, cartas, memórias são coisa rara, parca e imperfeita”. Essa realidade, no que tange à publicação de correspondências, (ainda) se mostra adversa, em razão do (usual) desprestígio da tarefa. Segundo a historiadora Angela de Castro Gomes, a empreitada é um “trabalho longo e árduo e, certas vezes, não muito prezado no meio acadêmico”. Na atualidade, em face de consistentes projetos editoriais, engajados na difusão de textos fidedignos e anotados, a fortuna crítica da epistolografia testemunha horizontes mais profícuos. [...]"
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).