(De)figurating the feminine: the vengeful woman figuration in Anne Bannerman’s poetry

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2024n41a1044

Palavras-chave:

Mulher vingativa, Anne Bannerman, Gótico, Poesia

Resumo

(DES)FIGURANDO O FEMININO: A FIGURAÇÃO DA MULHER VINGATIVA NA POESIA DE ANNE BANNERMAN

Este artigo detém-se na apresentação de dois poemas da obscurecida poeta escocesa Anne Bannerman, “The Mermaid” (1800) e “The Dark Ladie” (1802), como expoentes do que chamamos de figuração da mulher vingativa, representação recorrente nos anos oitocentos britânicos. Tratam-se de personagens que usam a violência como ferramenta de vingança, o que as leva, numa perspectiva pós-gênero, à dessexualização. Assim, unsexed, são capazes de livrarem-se de um feminino limitante e restritivo em direção a uma experiência mais dispersa, rizomática, capaz de englobar os diferentes femininos existentes.

---

Original em inglês.

Biografia do Autor

Paula P. Ramos, UERJ

Doutoranda em Literaturas de Língua Inglesa - UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)/CAPES - Rio de Janeiro/Brasil.

Maria Conceição Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Literatura Comparada (Universidade Federal Fluminense/Nottingham University) e pós-doutora em Literatura Inglesa (Universidade Estadual Paulista). Professora titular de literaturas de língua inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro - Brasil.

Referências

ANDERSON, W. E. K (ed.). The Correspondence of Thomas Percy & Robert Anderson. vol. 9. New Haven: Yale UP, 1988.

BACON, Francis. Da vingança. In: BACON, Francis. Ensaios. São Paulo: Edipro, 2015 [1597], p. 35-36.

BANNERMAN, Anne. The Mermaid. (1800). In: HEILMAN, Matthew. The Complete Poems of Anne Bannerman. 2017. 706f. Thesis (PhD in Philosophy) - Duquesne University, Pennsylvania, 2017, p. 58-61.

BANNERMAN, Anne. The Dark Ladie. (1802). In: HEILMAN, Matthew. The Complete Poems of Anne Bannerman. 2017. 706f. Thesis (PhD in Philosophy) - Duquesne University, BRAIDOTTI, Rosi. Nomadic Subjects. New York: Columbia UP, 1994.

COLERIDGE, Samuel Taylor. Introduction to the Tale of the Dark Ladie (1799). In: HEILMAN, Matthew. The Complete Poems of Anne Bannerman. 2017. 706f. Thesis (PhD in Philosophy) - Duquesne University, Pennsylvania, 2017, p. 471-476

COLERIDGE, Samuel Taylor. The Ballad of the Dark Ladie: A Fragment (1800). In: HEILMAN, Matthew. The Complete Poems of Anne Bannerman. 2017. 706f. Thesis (PhD in Philosophy) - Duquesne University, Pennsylvania, 2017, p. 477-479.

CRACIUN, Adriana. Fatal Women of Romanticism. New York: Cambridge UP, 2003.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 4. ed. Translated by. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. São Paulo: Paz & Terra, 2017 [1976].

HEILMAN, Matthew. The Complete Poems of Anne Bannerman. 2017. 706f. Thesis (PhD in Philosophy)- Duquesne University, Pennsylvania, 2017.

MOI, Toril. What is a Woman? Oxford: Oxford UP, 1999.

MONTEIRO, Maria Conceição. Unsex-me, ou um gênero limitado demais para mim. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 24, n. 2, p. 152-164, jul.-dez., 2020.

MONTEIRO, Maria Conceição. The Revolt of Sacrificed Women. Gragoatá, Niterói, v. 26, n. 54, p. 1-17, 2021.

ROBLES, Martha. Mulheres, mitos e deusas. 2. ed. Translated by William Lagos and Débora Dutra Vieira. São Paulo: Aleph, 2019 [1966].

WOOLF, Virginia. Professions for women. In: WOOLF, Virginia. Women and writing (ed. Michèle Barrett). New York: HBJ Book, 1979 [1942].

Downloads

Publicado

2024-01-28

Como Citar

Pope Ramos, P., & Conceição Monteiro, M. (2024). (De)figurating the feminine: the vengeful woman figuration in Anne Bannerman’s poetry. Texto Poético, 20(41), 171–189. https://doi.org/10.25094/rtp.2024n41a1044