Com Justiça Poética: Três Momentos da Poesia Brasileira Contemporânea com Conceição Evaristo, Cristiane Sobral e Adriane Garcia
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2023n40a1017Palavras-chave:
Resistência, Justiça, Poesia, Direitos Humanos, DemocraciaResumo
Análise de poemas selecionados de três poetas brasileiras contemporâneas: Conceição Evaristo, Cristiane Sobral e Adriane Garcia. Parte-se do pressuposto de que a poesia é ação diante dos impasses da realidade social. A ideia de “justiça poética” (PELLEJERO, 2017) servirá como percurso de leitura dos poemas selecionados e será lida como a negação de um ponto final no traçado da história. Nesse sentido, a literatura cria espaços para reflexões acerca de problemas sociais originários de questões históricas não resolvidas. Pode-se dizer que as poetas substituem uma licença poética pela ideia de justiça poética, mais ativa, convidando o leitor a uma reflexão sobre direitos humanos e democracia.
Referências
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2011.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2021.
EVARISTO, Conceição.A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (orgs.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
FERREIRA, Vera Lúcia da Silva Sales. Cristiane Sobral. Literafro – o portal da literatura afro-brasileira. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/203-cristiane-sobral. Consultado em: 20/05/2023.
GARCIA, Adriane. Garrafas ao mar. Guaratinguetá/SP: Penalux, 2018.
LEHNEN, Leila. Direito à poesia. In: DALCASTAGNÈ, Regina, DUTRA, Paula Queiroz, FREDERICO, Graziele. Literatura e direitos humanos. Porto Alegra: Zouk, 2018.
LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
MERQUIOR, José Guilherme. Responsabilidade social do artista. In: Razão do poema. São Paulo: É realizações, 2013.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia para quê? A função social da poesia e do poeta. São. Paulo: Editora Unesp, 2019.
PELLEJERO, Eduardo. Justiça poética: a literatura além do ponto final. Caderno de Leituras. Edições Chão de Feira, n. 59, Março de 2017.
SOBRAL, Cristiane. Terra negra. Rio de Janeiro: Malê, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).