Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp <p><strong>A </strong><strong>TEXTO POÉTICO</strong> é uma publicação do Grupo de Trabalho Teoria do Texto Poético, GT da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística/ANPOLL. A revista tem por objetivo principal a divulgação de trabalhos inéditos de cunho teórico ou crítico sobre poesia, na forma de artigos ou ensaios.</p> pt-BR <p>Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.</p><p>Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. 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Neste artigo, pretendemos levantar uma discussão sobre o modo como a poeta e antologista Cecília Meireles organizou as peças poéticas do ortônimo e de seus heterônimos. Incluímos uma breve reflexão sobre a materialidade filológica dos poemas pessoanos, bem como os apontamentos do próprio Fernando Pessoa sobre a importância e a natureza das antologias.</p> Cláudia Maria de Souza Amorim, Marcelo Alves da Silva Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1079 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 60 anos da antologia Teoria da poesia concreta e as literaturas menores https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1091 <p>Meu objetivo neste artigo é demonstrar a pertinência dos textos compilados na antologia <em>Teoria da poesia concreta </em>para se pensar dois dos aspectos mais instigantes das literaturas contemporâneas, a saber: a intersemiose e as chamadas literaturas menores, que, conforme a definição de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2014), desterritorializam as línguas do poder e suas literaturas. Para empreender uma leitura assumidamente contemporânea destes textos publicados 60 anos atrás, parto dos conceitos de “anacronismo”, de George Didi-Huberman (2015), e de “simultaneidade do não-contemporâneo” (2001), de Jesús Martin Barbero e German Rey.</p> Luciano B. Justino Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1091 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 Mário Jorge às margens do verso: deslocamento e inquietação no sujeito poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1081 <p>A partir da antologia <em>Cuidado, silêncios soltos </em>(1993), organizada por Vinícius Dantas, este trabalho localiza o sujeito poético na obra de Mário Jorge. Articulada em sete seções, em sua primeira parte, intitulada “O marginauta”, a obra revela a condição de deslocamento do poeta, tanto em relação ao contexto político-social da ditadura militar no Brasil quanto à posição marginalizada da própria produção artística brasileira. O artigo demonstra, por meio das análises dos poemas selecionados, como Mário Jorge constrói um sujeito poético “marginauta”, cuja natureza inquieta e movente vincula-se à situação de marginalidade – social e artística.</p> Katherine de Albuquerque Mendonça, Alexandre de Melo Andrade Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1081 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 Nomear uma ausência é fazer com que ela exista: poesia e política em Poemas para ler antes das notícias https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1080 <p>Este trabalho enfoca a antologia de poesia contemporânea brasileira <em>Poemas para ler antes das notícias </em>(2019), lançada pela revista <em>Cult</em>, com curadoria de Alberto Pucheu. Mediante a leitura de três poemas – “máscaras brancas”, de Heleine Fernandes; “Eusébio”, de Josoaldo Lima Rêgo; e “Presente”, de Diego Vinhas –, discutimos a presença na antologia da denúncia de assassinatos recentes contra corpos negros e indígenas. Na contramão da violência de Estado, os/as poetas situam os vazios deixados pelos corpos vitimados pelo racismo, reverberando seus nomes no tempo presente e firmando compromissos políticos entre mortos/as e sobreviventes.</p> Felippe Nildo Oliveira de Lima, Ana Cristina Marinho Lúcio Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1080 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 Um panorama das antologias poéticas da Revista Cult em formato de revista https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1076 <p>Considerando a organização de antologias como um dos gestos críticos possíveis dentro do jornalismo cultural, o presente artigo se debruça sobre as antologias em formato de revista publicadas pela Cult, sendo elas: <em>Poemas para ler antes das notícias </em>(2019), <em>Quando a delicadeza é uma afronta </em>(2019), <em>Poemas para fazer o luto desse tempo </em>(2020) e <em>Sob um sol escuro também se escreve </em>(2021). Sendo cada uma organizada por um poeta/antologista distinto, a coleção de revistas se insere dentro de um universo maior de antologias que aparecem como intervenções no cenário político recente, a despeito de – nesse caso – terem um interesse político comum.</p> Francielle Timotheo Villaça, Wilberth Salgueiro Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1076 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 A mulher indomesticável em Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1059 <p>Este trabalho analisa poemas da obra <em>Um útero é do tamanho de um punho</em>, de Angélica Freitas, buscando averiguar como a poeta tematiza a mulher indomesticável, aquela que não corresponde às convenções patriarcais. Com fundamento na crítica feminista, nos estudos de gênero e na fortuna crítica da obra de Freitas, conclui-se que a obra se vale, dentre outras estratégias, da ironia e do diálogo com a tradição para tensionar o discurso patriarcal. Com isso, a poeta cria um contradiscurso, em que a linguagem poética se torna lugar de questionamento de estereótipos e redefinição das identidades femininas.</p> Maria Regina Soares Azevedo de Andrade, Lucas José de Mello Lopes, André Tessaro Pelinser Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1059 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 “A flor áspera destes dias”: a visualidade na escrita poética de Neide Archanjo https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1045 <p>Propõe-se investigar a articulação entre a visualidade e a linguagem poética de Neide Archanjo, autora de <em>O poeta itinerante </em>(1968), poema que compõe o <em>corpus </em>desse estudo. Dividido em cinco cantos, o texto apresenta forte carga imagética, o que se acentua no último canto – “Épuras” – objeto de análise mais detida, cuja leitura será orientada pela écfrase, procedimento retórico advindo da Antiguidade. Examina-se os usos e desvios desse exercício ecfrástico em relação ao modelo clássico e procura-se demonstrar como a autora transporta o leitor ao campo do inabitual, promovendo uma quebra de expectativas que suscita um pensamento por meio das imagens.</p> Gabriela de Santana Oliveira, Célia de Moraes Rego Pedrosa Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1045 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 A presença do corpo na obra poética de Anna Świrszczyńska https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1041 <p>Este ensaio visa apresentar comentários sobre a questão do corpo nos poemas escritos pela autora polonesa Anna Świrszczyńska (1909-1984). Ao longo de seus escritos e possível ver as diferentes facetas da corporalidade, tais como: a externalização do amor, a maternidade e o sentir-se vivo(a). Para tanto são pontuados trechos dos poemas e interpretação baseada em textos críticos sobre a obra da mencionada literata.</p> Piotr Kilanowski, Milena Woitovicz Cardoso Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1041 dom, 02 jun 2024 00:00:00 -0300 Representações do prazer e do corpo feminino em Marina Colasanti e Fabiana Faleiros https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1011 <p>Este artigo pretende revelar imagens do corpo feminino e as questões ligadas ao prazer da mulher em poemas de Marina Colasanti e Fabiana Faleiros. Para tanto, utilizamos as obras <em>Fino sangue </em>(2005), de Marina Colasanti, e <em>O pulso que cai e as tecnologias do toque </em>(2016), de Fabiana Faleiros. Ambas as poetas trazem o olhar sensível e erótico (BATAILLE, 2017) sobre a autodescoberta corporal feminina. Analisando a história da sexualidade (FOUCAULT, 2009; 2015) e as questões de gênero, corpo (BUTLER, 2016; HARAWAY, 2009) e lugar de fala (DOLAR, 2015), discutimos a desconstrução de tabus sobre o corpo feminino.</p> Caroline Marzani, Rogério Caetano de Almeida Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1011 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 A Poética do Realismo Terminal de Guido Oldani https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1100 <p>O Realismo Terminal é um movimento de vanguarda fundado no campo literário-artístico em 2010 por Guido Oldani, um poeta italiano contemporâneo que pretende representar de forma crítica a civilização globalizada do terceiro milênio. Em particular, a R.T. apresenta-se como um movimento de compromisso civil. O Manifesto Fundador é apresentado em 2010 e expõe os princípios da poética, a relação do homem com o objeto, o artificial versus o natural, a acumulação de pessoas e coisas, e as pandemias. A poesia do novo milênio exprime assim o artificial e o artefato utilizando uma nova linguagem poética incluindo o empilhamento, a símil invertida e a ironia.</p> Carmelina Chiara Canta, Guido Oldani Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1100 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 “El prisionero”: um romance em uma estória de João Guimarães Rosa https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/987 <p>Registrado desde o século XVI por tradicões orais e escritas, o romance “El prisionero” portuguesas do Novo Mundo. Este vasto repertório de tradições foi reformulado em prosa ficcional pelo escritor brasileiro João Guimarães Rosa. Considerando esta premissa e obras de referência sobre o romance ibérico, este estudo analisa a possível influência de “El prisionero” em “Quadrinho de Estória” (1967), examinando temas e motivos do conto e do romance.</p> Maria Alice Ribeiro Gabriel Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/987 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 “Nada há neste mundo que seja intraduzível” – Jorge de Sena e a tradução de poesia https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1037 <p>O presente artigo pretende analisar a maneira como Jorge de Sena entende a tradução de poesia e os critérios por que se rege na sua atividade de tradutor. Analisando, de forma detalhada, as várias reflexões de caráter tradutológico, que decorrem quer da experiência enquanto tradutor de versos, quer da experiência como leitor voraz de poesia, tenta mostrar-se como o entendimento do ofício de tradutor é crucial para a compreensão do seu projeto poético. Assim, defende-se que a teoria seniana sobre tradução, indissociável da concepção geral de toda a sua obra, tende a recusar a estranheza e a privilegiar a fidelidade, entendida frequentemente como <em>naturalização </em>do poema traduzido.</p> Joana Meirim Copyright (c) 2024 Texto Poético https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1037 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300 Por que estudar as antologias? https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1111 <p>Apresentação à Texto Poético 42.</p> Raquel Beatriz Junqueira Guimarães, José Hélder Pinheiro Alves Copyright (c) 2024 https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1111 qui, 30 mai 2024 00:00:00 -0300