Escrever do corpo, o corpo da poesia: corporeidades poéticas em Maria Teresa Horta

José Rosa dos Santos Júnior

Resumo


O presente artigo analisa as corporeidades poéticas que se forjam no âmbito da poética de Maria Teresa Horta e, em especial, na obra Palavras Secretas (2007). Dona de uma dicção comprometida e implicada com uma estética feminina e feminista, Maria Teresa Horta faz parte de uma linhagem de poetas contemporâneos que se debruçam sobre as questões mais genuínas que atravessam a problemática do gênero e toda a rede conceitual e metafórica que se desdobra a partir dessas questões. Fundamentam a nossa análise os pressupostos teóricos de Butler (2017), Perrot (2007), Beauvoir (1970), Tedeschi (2008), Louro (2007), dentre outros.

 


Palavras-chave


autoria feminina; corpo; poesia contemporânea.

Texto completo:

PDF

Referências


AMATO, Gian. Em Portugal, mulheres convocam protestos contra índice recorde de feminicídio no país. In: O Globo. São Paulo, 14/02/2019.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1960.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

HORTA, Maria Teresa. Palavras Secretas. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

LEITE, Fernanda Capibaribe. Corpos em Cena e Trânsito: sujeitos em devir na filmografia de Claudia Priscilla. In: COLLING, Leandro (org.). Dissidências sexuais e de gênero. Salvador: EDUFBA, 2016.

LONGO, Ivan. Juiz usa a bíblia para absolver homem que agrediu a esposa usando um bastão com pregos. In: Revista Fórum. São Paulo, 30/10/2017.

LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

HEIDEGGER, Martin. O Ser e o Tempo. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2005.

MARTINS, Floriano. O corpo aceso da poesia de Maria Teresa Horta: conversa com Floriano Martins. In: HORTA, Maria Teresa. Palavras Secretas. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

NUNES, Benedito. Passagem para o poético: Filosofia e poesia em Heidegger. São Paulo: Ed Ática, 1992.

PERROT, Michelle. Minha História das Mulheres. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

TEDESCHI, Losandro Antonio. A história das Mulheres e as representações do feminino na história. Campinas: Curt Nimuendajú, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2020n31a636

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

Indexado nas seguintes bases bibliográficas:

Periódicos Capes  Latindex  Diadorim  Abec  Google Acadêmico  Sumários.Org  LivRe  DOAJ   Clase