A Catábase de Orfeu e a queda de Lúcifer: a identidade do poeta como um herói caído

Fábio Gerônimo Mota DINIZ

Resumo


A partir de uma comparação entre as figuras do herói mítico grego Orfeu e do anjo caído da mitologia judaico-cristã Lúcifer, pretende-se apresentar uma faceta possível da figura do poeta que coincide com a do anjo-caído. A ideia é propor um tópos referencial simbólico a partir do qual se compreenderá o artista, especialmente o poeta, como um herói que, rebelado contra certa instância de poder, sofre uma queda ocasionada por um erro inescapável. Nessa queda se revela a angústia humana fundamental, do reconhecimento da sua própria existência e sua fragilidade diante do pecado original, que operam como motores fundamentais do seu fazer poético, derivado dessa crise instaurada na identidade do eu-criador. Assim, partindo dessa nossa análise dos dois personagens arquetípicos e das observações do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard sobre a angústia existencial do ser humano diante do pecado original, faremos a proposta de uma percepção do herói/anjo caído como um dos possíveis arquétipos identitários desse poeta angustiado.

Palavras-chave: Catábase. Orfeu. Lúcifer. Poeta. Søren Kierkegaard. Arquétipo.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, C. D. de. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

BERLINCK, M. T. A dor. In: ______ (org.). In: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. São Paulo: Volume 2, Número 3, setembro de 1999, p. 46-58.

DINIZ, F. G. M. A religião, a magia e o canto de Orfeu na Argonáutica de Apolônio de Rodes. Araraquara: Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da FCLAr, 2014. Disponível em: http://portal.fclar.unesp.br/posestlit/teses/Fabio_Geronimo_Mota_Diniz_DO.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015.

FEKKES, J. Isaiah and Prophetic Traditions in the Book of Revelation. London, New York City: Continuum, 1994.

FERNANDES, R. M. R. Catábase ou descida aos infernos. Alguns exemplos literários. In: Hvmanitas XLV. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1993. p. 347-360.

FORSYTH, N. The Old Enemy: Satan and the Combat Myth. Princeton: Princeton University Press, 1989.

JEROME St. Vulgate Bible. Ed. Bible Foundation and On-Line Book Initiative. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=urn:cts:greekLit:tlg0527.tlg001.perseus-lat1:1.1. Acesso em: 12 jun. 2015.

KELLY, H, A. Satã: uma Biografia. Tradução de Renato Rezende. São Paulo: Globo, 2008.

OLIVIÉRI, M. de F. Angústia existencial: o papel fundamental do conceito de angústia no processo de construção da subjetividade humana sob a ótica reflexiva de Sören Aabye Kierkegaard. São Leopoldo: Dissertação de Mestrado / Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2008. Disponível em: http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/tede/angustia%20existencial.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015.

PIRES, A. D. Orfeu sem travessa: leitura de um poema de José Paulo Paes. In: Signótica: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística/Faculdade de Letras. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística / Faculdade de Letras, v. 25, n. 1, jan./jun. 2013, p. 69-80.

SARTRE, J.-P. O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Tradução e notas de Paulo Perdigão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

VAILATTI, C. A. O rei da Babilônia e o rei de Tiro: uma análise de Isaías 14:12-15 e Ezequiel 28:11-19. In: Revista Vértices. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Estudos Árabes / Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Nº. 16, 2014, p. 107-138.

VALLS, A. L. M (organizador, tradutor e apresentador). Do Desespero Silencioso ao elogio do Amor Desinteressado. Aforismos, Novelas e Discursos de Sören Kierkegaard.. Porto Alegre: Escritos, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2015n18a410

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

Indexado nas seguintes bases bibliográficas:

Periódicos Capes  Latindex  Diadorim  Abec  Google Acadêmico  Sumários.Org  LivRe  DOAJ   Clase